domingo, 05 dezembro 2021
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Educação Moral e Religiosa Católica

Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas - Porto

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Estatística dos alunos

  • Publicado em quarta-feira, 27 janeiro 2016 16:17
  • Escrito por SDEIE
  • Acessos: 2235

Divulga-se a lista de agrupamentos/escolas que enviaram a estatística de inscrição dos alunos em EMRC.

O documento tem as seguintes informações:

- Dados enviados corretamente (verde)

- Dados enviados com erros/omissões (amarelo)

- Dados em falta (vermelho)

 

Solicita-se aos srs. professores das unidades de ensino assinaladas a amarelo ou vermelho que enviem os dados em falta e/ou corrijam os dados incorretos ou com omissões.

 

Estatística do aluno -escola estatal*

Estatística do aluno - escola particular católica e não católica**

*Dados atualizados às 0h33 do dia 22de fevereiro de 2016

**Dados atualizados às 11h38 do dia 15 de fevereiro de 2016

Formação de Professores de EMRC

  • Publicado em sexta-feira, 08 janeiro 2016 17:55
  • Escrito por SDEIE
  • Acessos: 1266

Divulga-se o cartaz da formação do dia 30 de janeiro, subordinada ao tema "EMRC, peregrina na cultura".

Olhar o Natal com Misericórdia

  • Publicado em quinta-feira, 19 novembro 2015 09:47
  • Escrito por SDEIE
  • Acessos: 570

Neste natal, como esta criança, seja criativo e misericordioso. Não se esqueça de ninguém, mesmo se viver num "planeta" diferente.

"Sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho" (EG 20).

 

Formação - 7 de novembro

  • Publicado em quarta-feira, 28 outubro 2015 12:22
  • Escrito por SDEIE
  • Acessos: 1253

No próximo dia 7 de novembro teremos formação de professores de EMRC, na Casa Diocesana de Vilar, Porto, das 9h às 11h30, subordinada à planificação e divulgação de atividades para o Ano de Misericórdia e tempo do Advento e Natal.

Esperamos por todos porque todos somos poucos!

EMRC e cursos vocacionais

  • Publicado em domingo, 11 outubro 2015 19:35
  • Escrito por SDEIE
  • Acessos: 1779
É possível que os alunos dos cursos vocacionais frequentem a disciplina de EMRC. No entanto, atendendo ao caráter e organização específicos destes cursos entendemos oportuno enviar estas informações retiradas da portaria (clique aqui para aceder à lesgislação) partilhada ontem, a fim de evitar atropelos e confusões.
Começamos por informar que antes de qualquer avanço é importante e necessário ler a legislação em causa.
Da nossa leitura salientamos que este diploma entra em vigor a 12 de outubro, amanhã, e que os projetos já em desenvolvimento só são abrangidos pelas normas desta portaria se a escola entender que os cursos podem beneficiar das alterações introduzidas (artigo 45º - Normas transitórias).
 
Salientamos também alguns pontos da mesma portaria que entendemos importante conhecer, nesta fase de implementação da disciplina nestes cursos. Se este ano não for possível avançar com a implementação desta portaria, pelo menos vamos preparando e refletindo sobre o que é necessário agilizar para o próximo ano letivo. 
 
1 - A estrutura curricular os cursos vocacionais é organizada em módulos, sendo por isso necessário adequar o currículo de EMRC para essa modalidade (baseando-se no programa da disciplina para o ensino básico ou secundário, respetivamente), de acordo com a duração do curso (1 ou 2 anos). O currículo/módulos deve ser adequado a estes cursos e decidido a nível de escola. Não há manuais, pelo que todos os recursos/materiais são elaborados pelo docente. Critérios de avaliação, módulos, etc podem carecer de aprovação pelo Conselho Pedagógico ou outros órgãos;
 
2- Parece-nos que não é possível juntar alunos do regime geral com alunos dos cursos vocacionais para formar turma, uma vez que o currículo de cada oferta formativa é distinto;
 
3 - Os alunos têm de assistir a 90% das aulas de cada módulo, para poder obter aprovação no mesmo;
 
4- Os professores têm de lecionar a totalidade de aulas previstas em cada módulo. No caso do docente faltar, mesmo justificadamente, tem de repor essas mesmas aulas;
 
5- A avaliação dos alunos incide sobre os conhecimentos e capacidades adquiridas;
 
6- A avaliação sumativa interna ocorre no final de cada módulo ou conjunto de módulos e é validada em conselho de turma, o qual o professor de EMRC integra;
 
7- A classificação da disciplina é expressa numa escala de 0 a 20 valores;
 
8- A publicação em pauta com a classificação de cada módulo só tem lugar quando o aluno atingir, nesse módulo, a classificação mínima de 10 valores;
 
9- A classificação final da disciplina corresponde à média das classificações dos módulos previstos, arredondada às unidades.