sábado, 18 setembro 2021
- - - - - -
Educação Moral e Religiosa Católica

Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas - Porto

Encontro EMRC

Visitantes

Hoje 92

Ontem 265

Esta semana 1450

Este mês 4108

Total 1608012

Neste momento: 5 convidados e nenhum utilizador em linha

Solenidade da Dedicação da Igreja Catedral 2014

  • Publicado em quinta-feira, 04 setembro 2014 20:10
  • Escrito por SDEIE
  • Acessos: 977

Relembramos que no próximo dia 9 de setembro, pelas 19 horas, teremos a celebração da Solenidade da Dedicação da Igreja Catedral. Como habitual, será lançado o novo ano pastoral e letivo, com a bênção dos professores de EMRC da nossa Diocese. A presença de todos é imprescindível.

 

Partilhamos ainda a mensagem do nosso Bispo

Amados(as) Diocesanos (as)

Saúdo-vos na alegria, na comunhão e na paz, que são dons de Deus tão necessários para o nosso viver como pessoas, como famílias e como comunidades cristãs e tão determinantes e decisivos para sermos Igreja de Jesus Cristo no Porto.

Aproxima-se o início de um novo ano pastoral. Convido toda a Diocese para a celebração da Eucaristia a realizar, a exemplo dos anos anteriores, no próximo dia 9 de Setembro na Igreja Catedral, dia aniversário da sua dedicação, às 19 horas.

Este dia e esta celebração marcam, na tradição da Igreja do Porto, o início das atividades pastorais a nível paroquial, vicarial e diocesano assim como anunciam o começo do trabalho apostólico dos Secretariados, Serviços, Instituições, Movimentos e Grupos cristãos da nossa Diocese.

Vamos todos nós, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados(as) e leigos(as) viver este dia e participar nesta Celebração Diocesana de olhos postos no horizonte do futuro, sabendo-nos e sentindo-nos Igreja do Porto convocada, motivada e mobilizada para a missão.

Como membros vivos e conscientes desta Igreja, vamos agradecer e louvar a Deus pela unidade vivida e pela comunhão sentida de toda a Diocese que se espelham no dinamismo pastoral das 22 Vigararias e na vida e ação das 477 paróquias.  Queremos implorar do Espírito de Deus que nos faça discípulos missionários de Jesus Cristo e mensageiros felizes da alegria do seu Evangelho.

Todos somos necessários e todos somos imprescindíveis quando convocados para a missão.

Pertence-nos acolher o sonho de Deus para a Igreja do Porto. Incumbe-nos abraçar o projeto de Jesus Cristo para este tempo e para cada uma das pessoas, das famílias e das comunidades da nossa Diocese.

Em cada tempo e em cada lugar, a Igreja sabe que só a fidelidade a Jesus Cristo é fonte de criatividade evangelizadora e de ousadia pastoral.

Importa, por isso, ter o sentido de Igreja Diocesana, ver mais longe para lá das fronteiras do nosso quotidiano e ir em frente ao encontro de quantos procuram Deus e daqueles que vivem e habitam nas periferias existenciais, como nos aconselha o Papa Francisco.

Consagro à Senhora da Assunção, padroeira da nossa Igreja Catedral, a Igreja do Porto, que Deus me chamou a servir. Coloco no coração terno da Mãe de Deus e nossa Mãe a missão que neste início do ano pastoral de Deus recebemos e a todos confio.

 

Porto, 22 de Agosto, memória litúrgica de Santa Maria Rainha, de 2014

+ António, Bispo do Porto